Fundação

O mural idealizado e concebido no belo design de referência portuguesa ilustra a fundação oficial da cidade de Porto Alegre a partir de acontecimentos e registros importantes na sua constituição, como a chegada dos açorianos. No ano de 1752 começam a chegar a Rio Grande os primeiros casais açorianos, desembarcados inicialmente em Santa Catarina. Enquanto não se cumpria o tratado de Madrid, que os levariam a região Missioneira, o povo católico foi conduzido a várias outras regiões do Estado as quais povoaram, dedicando-se à agricultura, plantando trigo, algodão, centeio, cevada, legumes, arroz, cebola, alpiste, melancia, cana de açúcar e uva. Foi o caso, por exemplo, de Rio Grande, Viamão, de Triunfo, Santo Amaro, Rio Pardo e de “Porto do Viamão”, a nossa Porto Alegre.

O conceito do mosaico que referencia alguns dos marcos importantes da fundação da nossa cidade traz imagens do navio de 1752, dos índios nativos que povoavam a região, além de um mapa de Porto Alegre de 1772. Uma amostra pequena, mas relevante, da identidade do povo que começava a se formar e aos contornos da nossa capital.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.