ARTISTA MITTI MENDONÇA (MÃO NEGRA)

Mitti Mendonça é artista têxtil, ilustradora, designer gráfico e arte-educadora. Sua pesquisa artística se debruça nas questões da memória e ancestralidade. Para criação de seus trabalhos, usufrui das técnicas de colagem, ilustração, bordado, tapeçaria e crochê. Em 2020, foi vencedora do segundo lugar do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea de Porto Alegre e realizou, a convite, a intervenção artística "Quem disse que não somos bem-vindas aqui?", no muro do Goethe-Institut Porto Alegre.
Em 2021, foi uma das artistas convidadas para a campanha HERSHE, da Hershey 's, participou da exposição Afeto Presente, na Galeria Ecarta, com curadoria de Mel Ferrari, e foi curadora da homenagem ao artista plástico Pelópidas Thebano, com a exposição Raiz que se Alastra, no XIV Prêmio Açorianos de Artes Plástica. Além disso, como arte-educadora, vem ministrando oficinas em instituições como Casa de Cultura Mario Quintana, Fundação Iberê Camargo, Instituto Tomie Ohtake e Museu de Arte do Rio Grande do Sul. E como ilustradora tem colaborado para marcas e projetos do Brasil, Alemanha e Estados Unidos. Suas obras estão presentes nos acervos da Coleção Calmon-Stock (RJ) e da Fundação Vera Chaves Barcellos (RS). É natural de São Leopoldo e tem ateliê no Barraco Cultural, em Porto Alegre (RS).
- Sobre a obra:
“Para a elaboração desta ilustração busquei relacionar as questões de resistência histórico- cultural e estrutural do Mercado Público, em razão de ter passado por incêndios e inundação. Estão presentes a Espada de São Jorge e a arruda, plantas sagradas que têm esse valor místico de proteger contra os males, entrando em sintonia com as religiões de matriz africana que tem como ponto de rito o assentamento do Bará, localizado no eixo das quatro entradas do Mercado Público. Além disso, para a concepção da arte, tive a intenção de colocar texturas de bordado para instigar a ideia de que é um prédio que vem atravessando gerações, logo, faz parte da identidade e tradição da cidade de Porto Alegre. Com a escolha de cores contrastantes, quis destacar que é um local que reúne manifestações culturais, pluralidade de pessoas e onde é possível encontrar desde especiarias, até utensílios, tendo esse importante papel de fomentar relações sociais e comerciais.”

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.